terça-feira, 28 de agosto de 2012

PROJETO FOLCLORE REALIZADO NA ESCOLA PELA BIBLIOTECARIA GLISIA E ALUNOS VESPERTINO


{CF1FFFBD-7940-4BDE-97AC-117E98AEB513}_image003                                                                                                          E. E. DR. JOAQUIM GOMES DA SILVEIRA NETO
                                                                                                                              Av. Ver. Célio Valadares da Silva, 525
                                                                                                                               B. Cal de Cima – Fone: 3842 7209
                                                                                                                                        Cel Fabriciano - MG
    
Assunto: Texto sobre folclore local e cultura popular.
Em atendimento ao ofício circular nº 162/2012 estamos postando para conhecimento público alguns textos coletados por entrevista após o projeto folclore realizada na escola.
 O trabalho se realizou da seguinte forma:
Desde o dia 06/08/2012 foram agendados momentos do projeto com um CDROM motivacional, da turma do Sítio do Pica-pau Amarelo, baseado na obra de Monteiro Lobato. O episódio assistido foi: O SACI, nele Narizinho e Pedrinho descobrem que o saci é o diabinho responsável por todas as traquinagens que deixam a cozinha da Tia Nastácia uma confusão. Com ajuda do Tio Barnabé, resolveram prende-lo em uma garrafa. Quando Pedrinho foge para a floresta com a garrafa, o Saci propõe proteger o menino dos perigos da mata caso ele seja libertado.
Os dois, então, se envolvem em uma deliciosa aventura cheia de fantasias onde aparecem todos os personagens folclóricos do Brasil.
Em um segundo momento todas as turmas receberam um encarte com algumas lendas para conhecimento, estudo e elaboração de trabalhos artísticos (Murais). Para concluirmos o trabalho foi elaborada uma entrevista com os familiares e/ou conhecidos para averiguar os contos e lendas locais e divulgarmos esta cultura popular da nossa cidade, Coronel Fabriciano. Em destaque a história do bairro onde se localiza a “ E.E. Dr.Joaquim Gomes da Silveira Neto”, o bairro Caladinho de Cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Comente!